Revista digital de jornalismo psicodélico

Search

Psicodélicos podem ajudar no tratamento de mulheres com dependência?

Psiquiatra Dartiu Xavier participa de debate sobre novas abordagens terapêuticas para a saúde feminina

Thaís Ferrari, para a Psicodelicamente

Os benefícios terapêuticos dos psicodélicos para a saúde feminina estarão em debate neste sábado (19), às 16h, na sétima edição da Jornada do Promud (Programa da Mulher Dependente Química), realizado no Instituto de Psiquiatria (IPq) da USP (Universidade de São Paulo). Quem vai falar sobre o tema é o médico Dartiu Xavier (@dartiu), da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo).

O Promud, que completa 25 anos este ano, é um programa de tratamento para o atendimento de mulheres com diagnóstico de Transtorno de Dependência de Substâncias Psicoativas oferecido pelo Departamento de Psiquiatria do Hospital das Clínicas de São Paulo.

A palestra fará parte da mesa “Novas abordagens terapêuticas para o tratamento da dependência de álcool e outras substâncias nas mulheres”. Estudos com ayahuasca e ibogaína no tratamento da dependência, por exemplo, apontam que essas substâncias podem causar a diminuição da compulsão pela droga, chamada de fissura. Perspectivas sobre redução de danos e mindfulness também compõem o painel que encerra o evento.

O debate, que também terá transmissão online, será realizado no anfiteatro do IPq. Essa edição do programa tem patrocínio da Biocase Brasil (@biocaseoficial) e apoio do Ceip (Centro de Estudos do Instituto de Psiquiatria – @ceip.ipq) e da Abramd (Associação Brasileira Multidisciplinar de Estudos sobre Drogas).

Inscrições e informações sobre valores: www.ceip.org.br e promudipq.cursos@gmail.com.

Thaís Ferrari

Jornalista e escritora, escreve sobre ayahuasca, mulheres e espiritualidade. Foi repórter de jornais impressos do interior de São Paulo e responsável pela redação da revista “Capacitando Vidas”, edição especial que registra os 30 anos de história do prédio que abriga a Associação dos Clubes de Mães de Valinhos. Escreveu o livro “Da Floresta: Vivências da ayahuasca na cidade” (no prelo). É colaboradora e integrante do conselho editorial da revista Psicodelicamente.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados

apoio

parceiros

A revista Psicodelicamente é uma publicação da Tucunacá Edições e Produções LTDA.