Revista digital de jornalismo psicodélico

Search

Newsletter da Psicodelicamente terá apoio do ICFJ

Gratuita e por e-mail, a newsletter Observatório psicodélico trará análises e informações do campo psicodélico na mídia e na ciência

Carlos Minuano, para a Psicodelicamente

Foto: Freepik

Com um ano de vida, a Psicodelicamente foi um dos 160 projetos de mídia brasileiros selecionados para participar da segunda fase do programa Acelerando Negócios Digitais, do ICFJ (Centro Internacional para Jornalistas). O processo de seleção envolveu um treinamento que contou com a participação de 473 organizações e mais de 1.500 profissionais de imprensa. 

Os participantes receberão cinco meses de mentoria exclusiva com especialistas em mídia e negócios, além de fundos de inovação para desenvolver seus projetos.

Apoiado pelo ICFJ, a Psicodelicamente lançará em breve a newsletter Observatório psicodélico, com uma curadoria crítica e analítica da cobertura jornalística e da divulgação científica sobre o campo dos psicodélicos no Brasil e no mundo. 

Além de um cardápio de notícias publicadas em diferentes veículos, o serviço trará uma análise crítica dos conteúdos, que serão filtrados por eixos específicos: notícias, reportagens, artigos e divulgação científica.  

As análises irão abordar aspectos como impactos para a saúde, desinformação, conhecimento tradicional de povos indígenas, questões legais, políticas de drogas, cultura e religiões. 

A crítica dos conteúdos será realizada com a colaboração de especialistas que integram o conselho editorial e científico da Psicodelicamente.

Para saber mais e receber gratuitamente a newsletter Observatório psicodélico diretamente na sua caixa de entrada basta inscrever o seu e-mail no site da Psicodelicamente.

 

Novo produto terá mentoria do ICFJ

O Acelerando Negócios Digitais é um programa do ICFJ, apoiado pela Meta e desenvolvido em parceria com diversas associações de mídia (Abert, Aner, ANJ, Ajor, Abraji e ABMD), com o objetivo de atender às necessidades e desafios específicos de seus diferentes modelos de negócios.

Os veículos jornalísticos beneficiados são de 20 estados brasileiros mais o Distrito Federal, abrangendo todas as regiões do país. Além da diversidade regional, o Acelerando Negócios Digitais oferece suporte a veículos midiáticos de diferentes tipos e tamanhos: de pequenas rádios, até grandes empresas de TVs, passando por diferentes jornais impressos e organizações de jornalismo digital.

Dentro os tipos de projetos selecionados estão o desenvolvimento de novos produtos midiáticos, novos processos para ampliar a relação desses veículos com suas audiências, implementação de novos modelos de receita/monetização, projetos de jornalismo de dados, criação de novas iniciativas de mídia (inclusive em regiões consideradas desertos de notícias ou quase desertos de notícias) e reportagens especiais sobre temas fundamentais para a sociedade brasileira.

Os selecionados participaram inicialmente de uma fase de capacitação e treinamentos que incluíram produtores de mídia de 254 cidades brasileiras diferentes. Convidados nacionais e internacionais falaram sobre temas como: o presente e futuro da mídia digital, novas plataformas e formatos de mídia, abordagens de mídia centradas no público, retenção de audiência, desenvolvimento de produtos, processo de tomada de decisão baseado em dados, modelos de receita inovadores, como as organizações de mídia podem se beneficiar do cálculo do valor do tempo de vida do cliente (CLV), segurança digital e transformação cultural. 

Os convidados do programa incluíram Jeremy Caplan, diretor de ensino e aprendizado da Newmark Graduate School of Journalism da Cuny de Nova York; Jon Laurence, supervisor de produção executiva da AJ+; e Jennifer Brandel, cofundadora da Hearken.

O Acelerando Negócios Digitais é atualmente um dos maiores programas do ICFJ. Seu objetivo central é ajudar redações independentes a prosperar financeiramente, adotando modelos de negócios eficazes para garantir que possam atender seu público no futuro.

(Com informações do ICFJ)

 

Carlos Minuano

Jornalista e escritor, há mais de duas décadas escreve sobre psicodélicos nos principais veículos jornalísticos do país, como nas revistas CartaCapital, Rolling Stone, jornal Metro. É colaborador do portal UOL desde 2012. Além de dirigir a Psicodelicamente, atualmente trabalha na pesquisa para um livro sobre psicodélicos, que será publicado pela editora Elefante. É autor de duas biografias, “Tons de Clô” (do estilista Clodovil Hernandes) em adaptação para uma série de streaming, e “Raul por trás das canções” (do músico Raul Seixas), ambas publicadas pelo grupo editorial Record.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados

apoio

parceiros

A revista Psicodelicamente é uma publicação da Tucunacá Edições e Produções LTDA.