Revista digital de jornalismo psicodélico

Search

Cannabis pode ser eficaz contra câncer de próstata, aponta estudo

Artigo publicado na revista científica MDPI avalia também que o uso adjuvante de canabinoides causa menos efeitos colaterais no tratamento desse tipo de tumor, o segundo que mais afeta homens no mundo

Thaís Ferrari, para a Psicodelicamente

Foto: Freepik

Um artigo de revisão científica analisou pesquisas in vitro e in vivo que avaliaram a eficácia dos canabinoides, compostos obtidos da planta cannabis sativa, em células de câncer de próstata, o segundo que mais afeta homens no mundo.

Com o título, “A fisiopatologia e o potencial terapêutico dos canabinoides no câncer de próstata”, o estudo confirmou os conhecidos efeitos terapêuticos e paliativos, além da ação antitumoral promissora da cannabis em vários tipos de câncer.

Encabeçado por pesquisadores australianos, o artigo explica que os receptores canabinoides, encontrados em todo organismo, também controlam e regulam a proliferação e morte celular.

Por conta disso, um tratamento canábico, seja natural ou sintético, inibe a proliferação das células cancerígenas e o crescimento do tumor, sem prejudicar as células saudáveis.

Publicado na revista científica suíça MDPI, em agosto do ano passado, o estudo também aponta que utilizar os canabinoides como adjuvante no tratamento desse tipo de tumor pode causar menos efeitos colaterais.

Na conclusão, os pesquisadores ponderam que ainda faltam estudos clínicos para entender as demais propriedades benéficas da cannabis no tratamento de câncer de próstata e de outros tipos.

“Há evidências suficientes na literatura afirmando a capacidade dos canabinoides de induzir a morte celular por várias vias no câncer de próstata, mas ainda há mais pesquisas necessárias para entender seu mecanismo e identificar a melhor e mais eficaz combinação para esses e outros tipos de câncer.”

Thaís Ferrari

Jornalista e escritora, escreve sobre ayahuasca, mulheres e espiritualidade. Foi repórter de jornais impressos do interior de São Paulo e responsável pela redação da revista “Capacitando Vidas”, edição especial que registra os 30 anos de história do prédio que abriga a Associação dos Clubes de Mães de Valinhos. Escreveu o livro “Da Floresta: Vivências da ayahuasca na cidade” (no prelo). É colaboradora e integrante do conselho editorial da revista Psicodelicamente.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados

apoio

parceiros

A revista Psicodelicamente é uma publicação da Tucunacá Edições e Produções LTDA.