Cadastre-se para ficar informado sobre o universo dos psicodélicos.
Revista digital de jornalismo psicodélico
Psicodelicamente é uma revista digital independente de jornalismo psicodélico, sediada no Brasil, criada pelo jornalista Carlos Minuano.
O objetivo é atender a uma lacuna de informação no mercado editorial brasileiro a respeito desse tema, polêmico e controverso, com uma produção de conteúdos diversa e panorâmica.
Combinando reportagens de profundidade e investigativas, notícias, entrevistas e artigos, a revista Psicodelicamente busca expandir as narrativas jornalísticas sobre drogas psicodélicas.
Além de observar e entender as implicações dos novos horizontes descortinados pela ciência, conteúdos procuram explorar esse tema tão paradoxal por diferentes ângulos.
Com a curadoria e colaboração de profissionais, especialistas e cientistas de diferentes áreas do conhecimento sobre psicodélicos, a revista busca uma abordagem que conecta campos distintos.
Ciência, história, antropologia, religião, cultura, povos indígenas, comportamento, política, direitos compõem o cardápio principal da Psicodelicamente.
A ideia central é fomentar debate e reflexões, entregando ao público informações filtradas por uma apuração jornalística criteriosa e baseada na ciência.
Além de combater a desinformação que permeia o tema das drogas, a revista Psicodelicamente se propõe ser uma janela aberta para novas perspectivas e olhares.
A missão, além de entregar um jornalismo de qualidade, é promover um canal de diálogos e de educação pública sobre o uso seguro dessas substâncias em seus variados contextos. Um assunto fascinante, mas ainda cercado por desinformação, mitos, controvérsias e preconceitos.
Apoios
A revista Psicodelicamente recebeu apoio do programa Acelerando a Transformação Digital, uma iniciativa da Abraji – Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo, do Meta Journalism Project e do International Center for Journalists (ICFJ).
Parte dos conteúdos foram apoiados pela Amazon Rainforest Journalism Fund do Pulitzer Center on Crisis Reporting, instituição sediada em Washington, vinculada ao Institute for Nonprofit News (INN) e a Global Investigative Journalism Network (GIJN), que desde 2006 vem fomentando o jornalismo independente de interesse público global.
Outro apoio essencial veio do Fundo de Investigações e Novas Narrativas sobre Drogas (FINND), programa de apoio e promoção do trabalho jornalístico inovador relacionado às políticas de drogas na América Latina, promovido pela Fundação Gabo e Open Society Foundations.
Psicodélicos
Fascinantes e complexos compostos químicos, naturais ou sintéticos, os psicodélicos ainda são cercados por mistérios. Depois de serem proibidos por décadas, essas substâncias estão agora virando o jogo no campo da saúde mental, impulsionados por avanços de estudos científicos.
Rotulados como alucinógenos perigosos desde o final da década de 1960, LSD, MDMA e psilocibina e outras drogas ressurgem hoje como uma possibilidade poderosa e inovadora para diferentes tratamentos.
Na mira, doenças mentais em seus estágios mais severos e resistentes aos tratamentos disponíveis, como dependência química, depressão, ansiedade e traumas.
Evidências apontam ainda que os psicodélicos, utilizados de forma segura, podem trazer benefícios também para pessoas saudáveis, como no desenvolvimento cognitivo e da criatividade.