O filme Mistérios do Nixipae (2024), que retrata o surgimento da bebida Nixipae (ayahuasca) na cosmovisão do povo Huni Kuin, será exibido no próximo dia 16, às 18h, marcando o início da programação do ano no Cineclube Tava, no Museu das Culturas Indígenas, em São Paulo. No curta-metragem, dirigido por Renato Libanoro e com uma abordagem híbrida entre ficção e documentário, o líder indígena Isaka Ruy conduz o público em uma narrativa que atravessa o mundo dos encantados.
A obra é fruto de um projeto sociocultural de formação audiovisual realizado em uma terra indígena no baixo rio Envira, em Feijó, no estado do Acre. Após a exibição do filme, o público poderá participar de uma roda de conversa com o líder político e espiritual Isaka Ruy, sua filha Mawa Pey e o diretor Renato Libanoro. O evento será encerrado com uma apresentação de cantos Huni Kuin.
Isaka Ruy, figura central do povo Huni Kuin, atua como produtor, articulador do projeto do filme e também como ator protagonista. Mawa Pey, jovem indígena, artista e representante cultural do grupo de mulheres da aldeia Me Nia Ibu Isaka, assumiu o papel de codiretora no curta ao lado de Renato Libanoro, graças à formação proporcionada pelo projeto.
Mistérios do Nixipae já percorreu quase uma dezena de festivais no ano passado, tendo sido premiado no 17º Festival do Cinema Brasileiro (Circuito Penedo de Cinema, em Alagoas). O curta também integra a programação da 28ª Mostra de Cinema de Tiradentes, que inaugura o calendário audiovisual brasileiro no final deste mês, na histórica cidade mineira.
SERVIÇO
O quê: Mistérios do Nixipae (exibição do filme, roda de conversa e apresentação musical Huni Kuin)
Onde: Museu das Culturas Indígenas | 7º andar
Quando: 16 de janeiro, das 18h às 20h
Quanto: Gratuito, mediante inscrição
Capacidade: 30 lugares
Classificação: Livre
Informações:
museudasculturasindigenas.org.br
(11) 3873-1541
contato@museudasculturasindigenas.org.br
As inscrições podem ser feitas de 9 a 16 de janeiro ou até o esgotamento das vagas.