Duas mostras simultâneas, no Brasil e nos Estados Unidos, apresentam o trabalho do artista e xamã peruano Randy Chung Gonzales, dirigente dos trabalhos espirituais do LIS (Lar e Integração do Ser), centro vegetalista pioneiro inaugurado neste ano na região serrana do Rio de Janeiro. Suas obras impressionam não apenas pela qualidade artística, mas também pela história singular por trás das criações.
Vibrantes e visionários, seus desenhos retratam experiências de expansão da consciência por meio da ayahuasca e encontros com seres divinos de realidades invisíveis. Ao mesmo tempo, expressam a rica biodiversidade das chamadas “plantas professoras”, que integram o misterioso arcabouço do conhecimento tradicional da Alta Amazônia peruana.
No Brasil, as obras de Randy estão em exposição no Rio de Janeiro até o próximo dia 20 de novembro no Rio G20 – Diálogos para o Planeta, no Parque Glória Maria, em Santa Tereza, que acontece em sinergia com a cúpula dos líderes e que tem o apoio do Comitê Rio G20. O evento é uma realização do Instituto Bienal Amazônia (IBA) com o apoio da Prefeitura do Rio de Janeiro e produção da Saphira & Ventura Mídia e Entretenimento.
Outras obras de Randy estão na mostra “Initiatory Visions”, que segue até 19 de dezembro no Centro de Estudos das Religiões Mundiais, na Harvard Divinity School, em Cambridge, nos Estados Unidos.
A arte de Randy, expressiva e profunda, é inspirada em visões que ele teve ao longo de uma jornada iniciática do vegetalismo da Alta Amazônia peruana, onde vive. Práticas do vegetalismo, cerimônias com a bebida psicodélica ayahuasca, dietas com plantas mestras e períodos de isolamento na selva foram transformados em desenhos misteriosos, inquietantes e repletos de significado.
Artista plástico e xamã
Randy conta que suas criações derivam de uma conexão tão intensa quanto inusitada. Ele já desenhava há muitos anos, mas uma experiência inesperada na Alta Amazônia peruana tornou-se um turning point em sua vida pessoal e profissional. “Minha arte mudou drasticamente em 2016, depois que acompanhei a antropóloga Frédérique Apffel-Marglin a uma cerimônia de ayahuasca liderada por um xamã local”, descreve ele.
Segundo ele, embora não tivesse intenção ou desejo de se tornar um curandeiro, foi transformado por meio de uma iniciação guiada por espíritos, resultando em uma experiência surpreendente e intensa que ocorreu ao longo de quase quatro anos. As visões dentro e fora das cerimônias com ayahuasca se intensificaram e seguem até hoje e Randy descreve-se como uma espécie de “impressora de desenhos”, devido ao volume de sua produção artística atual.
Híbrido de artista plástico e xamã, Randy nasceu e reside próximo ao território do povo Quíchua-Lamas, na região de San Martin, na Amazônia peruana. O curandeiro todos os meses está presente no Brasil, conduzindo as Jornadas Vegetalistas do LIS (Lar e Integração do Ser), primeiro centro vegetalista do país.
Iniciativa pioneira no Brasil
O Centro Vegetalista LIS é uma iniciativa pioneira no Brasil inspirada em trabalhos sólidos realizados na América Latina, como o Centro Takiwasi, no Peru. Os rituais vegetalistas envolvem entre outras práticas, um processo de desintoxicação, conhecido como purga, e de aprofundamento pessoal e espiritual através de isolamento em meio a natureza, cerimônias de ayahuasca, dieta e toma de plantas mestras, que são a base de todo o trabalho.
Durante o processo, é possível viver um profundo contato consigo mesmo e com a floresta, trabalhando questões emocionais, além da limpeza e fortalecimento do corpo, mente e espírito, facilitando uma conexão com a dimensão do sagrado.
Inaugurado no Brasil em abril de 2024, o LIS (Lar e Integração do Ser) é o primeiro centro no país dedicado ao vegetalismo. Localizado em meio à Mata Atlântica, em Areal, região serrana do Estado do Rio de Janeiro, o LIS realiza mensalmente jornadas vegetalistas, com isolamento em meio a natureza, em cabanas individuais e acolhedoras.
O LIS tem a direção ritualística de Randy Chung Gonzales e foi fundado pela Novo Humano e pela psicóloga Karla Perdigão responsável pela coordenação de todos os trabalhos do Centro. Os retiros são realizados após avaliação prévia cuidadosa e têm o acompanhamento de uma equipe multidisciplinar de apoio, com psicólogos e médicos que acompanham o processo de cada participante antes, durante e após a dieta. O LIS conta ainda com um núcleo de pesquisa liderado pelo médico Alessandro Campolina, professor e pesquisador do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp-FMUSP).
O carro-chefe dos trabalhos são as dietas de nove dias, mas o LIS, também, oferece vivências menores, em retiros de três dias. Os dois formatos contam com espaços de escuta e de integração.
Elemento importante nas dietas, a ayahuasca é uma bebida amazônica usada há séculos por povos indígenas da Amazônia. Ela é preparada a partir do cozimento de folhas do arbusto Psychotria viridis e do cipó Banisteriopsis caapi. No Brasil, seu uso ritualístico é permitido por uma resolução de 2010 do Conad (Conselho Nacional de Políticas sobre Drogas).
Iniciação no vegetalismo
A iniciação de Randy Chung Gonzales nas práticas do vegetalismo da Alta Amazônia peruana é contada em detalhes no livro “Iniciação pelos Espíritos”, escrito em coautoria com a antropóloga Frédérique Apffel-Marglin. A obra, que já foi publicada em espanhol e inglês, ganhou uma edição brasileira lançada com o apoio do LIS. A publicação aborda em profundidade o tratamento de doenças modernas por meio do xamanismo e dos psicodélicos e relata relata o processo iniciático vivenciado pelo curandeiro peruano. A publicação é ricamente ilustrada com desenhos de Randy.
SERVIÇO
Rio G20 – Diálogos para o Planeta
Exposição de obras de Randy Chung Gonzales
Quando: até 20 de novembro, de 10h às 16h30
Onde: Parque Glória Maria. R. Murtinho Nobre, 169, Santa Teresa, Rio de Janeiro (RJ).
Quanto: grátis
https://institutobienalamazonia.org/rio-g20/
Mostra “Initiatory Visions”
Quando: até 19 de dezembro de 2024
Onde: Centro de Estudos das Religiões Mundiais da Harvard Divinity School. Avenida Francis 42, Cambridge, Massachusetts, EUA
https://cswr.hds.harvard.edu/news/2024/09/art-exhibition-initiatory-visions
LIS (Lar e Integração do Ser)
Para mais informações sobre as jornadas vegetalistas acesse o site do LIS
Contato: +55 21 98782-8459